Atualização do Windows 7 e 8.1 para Windows 10, Vale a Pena?

Olá pessoal,

Estamos de volta com o nosso blog Papo Tecnologia, e pra re-estreia vou falar com o novo Windows 10 e se vale a pena atualizar o seu windows atual 7 ou 8.1 para o novo windows 10, veja como foi minha experiência:

1º experiência com o Windows 10:
Minha primeira experiência com o windows 10 ainda na versão preview no começo deste ano não foi muito boa, testei o mesmo em meu notebook HP EliteBook 4060p migrando do windows 7 original para o Windows 10, durante a migração foi tudo ok, utilizei o sistema por algumas horas e decidi voltar para o windows 7 já que o próprio windows 10 dava esta opção: resultado, tela azul e tive que formatar o notebook pois nem o windows 10 nem o windows 7 voltou a funcionar, por isso recomendo:

Não faça a atualização do Windows 7 ou 8.1 para o Windows 10, a instalação limpa é o melhor a se fazer e caso tenha atualizado não tente fazer o downgrade pois pode ter problemas.

Atualização do Windows 7 Profissional para o Windows 10 PRO:
Após alguns meses do lançamento resolvi tentar usar novamente o Windows 10 em meu notebook HP EliteBook 4060p, ele já vem o Windows 7 Profissional e com a atualização passou para o Windows 10 PRO, desta vez fiz uma atualização limpa, baixando a imagem pelo utilitário da Microsoft e instalando em um pendrive (detalhe, agora a chave do seu windows atual serve para o windows 10).

Uma vez concluída a instalação, veja o que não funcionou após a atualização em meu notebook hp:

  • As vezes ao ligar o notebook ele carregava o logo do windows e depois ficava com a tela preta sem responder aos comandos, em algumas vezes quando reiniciava também.
  • Leitor de Digital também não funcionou no meu modelo (no windows 8.1 que estou usando agora também não funciona, só funciona no Windows 7)
  • As vezes utilizo dois monitores, no windows 10 quando ativava o monitor extra o mesmo ficava travando e ficando com a tela preta em alguns programas.

O que recomendo: não faça a atualização para o windows 10 caso você utilize o windows 7, provavelmente ainda está acostumado com a interface do windows 7 e sentirá muita diferença no windows 10, mesmo com o menu iniciar de volta. Também para quem utiliza para trabalho como eu o windows 10 ainda apresenta muita incompatibilidade com programas como Java utilizados por diversas empresas, bancos e governo.

Também não recomendo fazer a atualização em seu notebook, exceto se já tiver todos os drivers disponíveis no site do fabricante, caso contrário algo não funcionará corretamente.

Atualização do Windows 8.1 para o Windows 10:
Atualizei também o meu windows 8.1 que está em um PC Gammer que tenho para o Windows 10, estava pensando justamente na questão dos jogos, também fiz uma instalação limpa e veja o resultado:

  • Tive vários problemas de incompatibilidade com jogos e utilitários, principalmente os mais antigos, e como o windows 10 é novo não tem muita ajuda específica para ele ainda.
  • Não senti grandes diferenças no novo DirectX, talvez para quem jogue com os gráficos no máximo, o que não é o meu caso.
  • O One Drive no windows 8.1 tinha um recurso muito interessante que não estava mais disponível no windows 10: pastas on-line, por exemplo: eu tenho 400gb de espaço utilizado no One Drive no windows 8.1 eu podia deixar as pastas ou arquivos que eu quise-se online, ele exibia a mesma e navegava nas mesmas pelo explorer, até conseguia ver um Preview da imagem por exemplo mas estava tudo on-line, ele só baixava para meu pc ao abrir o arquivo, isso era muito bom.

O que recomendo: quem utiliza o windows 8.1 não irá estranhar o windows 10 pois são muito parecidos, porém tem que ser avaliado os programas e jogos que você utiliza para ver a compatibilidade com o novo sistema.

Vantagens do Windows 10:

Claro que nem tudo são desvantagens, veja algumas vantagens na minha opinião:

  • Musicas on-line com o Groove: eu joguei minhas músicas no one-drive e no windows 10 conseguia ouvi-las mesmo não estando no meu pc, ele fazia streaming direto do one-drive, vou fazer um post sobre o Groove em breve.
  • Fotos on-line: da mesma forma que conseguia ouvir música sem baixa-las era com as fotos, deixando elas nas pastas do onedrive o windows exibia ela no programa fotos direto da nuvem, mas a organização não é muito boa.
  • Mais rápido: não senti grande diferença na inicialização ou utilização se comparado com o windows 7 e 8.1, sendo que ambos (computador e notebook) estão equipados com SSD, pode ser que ligue mais rápido ou seja mais rápido em algum programa específico mas não é algo que você note como por exemplo mudar de um HD comum para um SSD.
  • Novo Navegador Edge: só usei pra teste, não dá pra usar ele no dia-a-dia pois muitos sites apresentam incompatibilidade e são exibidos incorretamente, além disso plugins não funcionam (como java por exemplo), algumas páginas são carregadas mais rapidamente com ele mas a diferença é pouca.

Não gostei do Windows 10:
Não gostei mas gostei, pro meu uso tive mais problemas do que as vantagens e novidades apresentadas, acho que que podemos esperar mais alguns meses ou até a próxima versão (se ela existir) ou ainda a próxima grande atualização ou ainda quando boa parte dos usuários migrarem para o windows 10 e os desenvolvedores atualizarem seus programas e jogos poderemos utilizar ele sem problema.

Depois de 15 dias usando o sistema voltei formatei meu computador e notebook, só que desta vez inverti: coloquei o windows 7 pro no pc gammer e o windows 8.1 no notebook, pois pra games o windows 7 ainda é melhor, principalmente alguns jogos antigos que costumo jogar.

E ai vai atualizar seu pc?

Até a próxima.

  1. Wellington

    Não vou atualizar, pois preciso do java no meu pc. Ainda estou satisfeito com o meu windows 8.1.

Deixe um Comentário: